-
Art and devotion: considerations on the “Museu Vivo do Padre Cícero”||Arte e devoção: considerações sobre o Museu Vivo do Padre Cícero
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is based on a master’s research entitled The Living Museum of Padre Cícero and its Educational Project, which is being developed with the Post-Graduate Program in Arts - PPGARTES of the Federal Institute of Ceará. In a broad sense, we carried out a reflection on the exhibition configuration of the museums, in the condition of educational space, from the investigation about the Educational Project of the “Museu Vivo do Padre Cícero”, institution located in the city of “Juazeiro do Norte – CE”. The guiding question of the research is to problematize the space of the museum, understood as an institution of non-formal education, contemplating and discussing all the instances of its educational project. Taking as reference theoretical studies by researchers Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, Maria Isabel Roque and Carla Padró Puig, we established relationships between the concepts of “museum education” and the museum project in question, identifying the place that educational actions occupy in its institutional project. Considering the dynamics of contemporaneity, we reflect on the pertinence of the conception of the exhibition project of the “Museu Vivo do Padre Cícero”, which was idealized almost two decades ago, remaining faithful to its original project, despite the new curatorial tendencies.||O presente artigo tem por substrato a pesquisa de mestrado intitulada O Museu Vivo do Padre Cícero e seu Projeto Educativo, que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES, do Instituto Federal do Ceará. Em sentido amplo, realizamos uma reflexão sobre a configuração expositiva dos museus, na condição de espaço educativo, a partir da investigação a cerca do Projeto Educativo do Museu Vivo do Padre Cícero, instituição situada na cidade de Juazeiro do Norte – CE. A questão norteadora da pesquisa consiste em problematizar o espaço do Museu Vivo do Padre Cícero, compreendido enquanto instituição de educação não formal, contemplando e discutindo as principais instâncias de seu projeto educativo. Tomando como referencial teórico estudos das pesquisadoras Ana Mae Barbosa, Rejane Coutinho, Maria Isabel Roque e Carla Padró Puig, estabelecemos relações entre os conceitos de “educação em museus” e o projeto do museu em questão, identificando o lugar que as ações educativas ocupam em seu projeto institucional. Considerando as dinâmicas da contemporaneidade, refletimos sobre a pertinência da concepção do projeto expositivo do Museu Vivo do Padre Cícero, a qual foi idealizada há quase duas décadas, mantendo-se, até hoje, fiel ao seu projeto original, a despeito das novas tendências curatoriais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
e Rocha, Ewelter de Siqueira | Sousa, Ana Cláudia
Data
4 de setembro de 2018
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/4237 | 10.18316/mouseion.v0i30.4237
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Mouseion
Fonte
Mouseion; No. 30 (2018); p. 61-69 | Mouseion; n. 30 (2018); p. 61-69 | 1981-7207
Assuntos
Art | Popular Devotion | “Museu Vivo do Padre Cícero” | Non-formal Education | Cultural Mediation | Arte | Devoção Popular | Museu Vivo do Padre Cícero | Educação não Formal | Mediação Cultural | Mediação cultural em museus
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Estudo de caso