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BLACKAMOOR: DECOLONIZANDO A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO PARA SEMPRE SUBSERVIENTE
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Metadados
Descrição
This paper seeks to understand the use of the black image, but specifically of immigrant Moors from Italy represented as objects of decoration considered as exotic and called blackamoors. This typically male representation, in its iconographic diversity, presents only the head, or head and shoulders, facing the viewer in a symmetrical pose. Although, in decorative sculpture, the entire body is represented, to hold trays as visual servers or bronze sconces to hold candles or lamps, depicted in pairs. They can be incorporated into small stands, tables or andirons. There are those blackamoors who are in acrobatic positions that would be impossible to maintain for an extended period of time for a real person. As a methodology, we also seek to analyze six examples from the iconography, an analysis proposed by Panofsky. Iconography is the study and interpretation of the form of an art to understand the context and aesthetics of the different works under study, the ways of life and the insertion in the social context.||Este artigo busca compreender a utilização da imagem do negro, mas especificamente de mouros imigrantes da Itália representados como objetos de decoração tidos como exóticos e chamados blackamoors. Essa representação tipicamente masculina, em sua diversidade iconográfica apresenta apenas a cabeça, ou cabeça e ombros, de frente para o espectador em uma pose simétrica. Embora, na escultura decorativa, o corpo inteiro é representado, para segurar bandejas como servidores visuais ou arandelas de bronze para segurar velas ou luminárias, retratados em pares. Eles podem ser incorporados em pequenos estandes, mesas ou andirons. Existem blackamoors que estão em posições acrobáticas que seriam impossíveis de manter por um período prolongado de tempo para uma pessoa real. Como metodologia busca-se também analisar seis exemplares a partir da iconografia, analise proposta por Panofsky. A iconografia trata-se do estudo e interpretação da forma de uma arte para o entendimento do contexto e estética das diferentes obras em estudo, dos modos de vida e a inserção no contexto social.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Almeida de Souza, Claudio Rafael
Data
25 de março de 2024
Formato
Identificador
http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/view/1198 | 10.19179/rdf.v58i58.1198
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2023 Claudio Rafael Almeida de Souza | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
Fonte
Revista da FUNDARTE; v. 58 n. 58 (24): ARTE, EDUCAÇÃO E PERFORMANCE; e1198 | 2319-0868 | 1519-6569 | 10.19179/rdf.v58i58
Assuntos
blackamoor; representação, negro; subserviente; iconografia da escravidão;
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion