-
Early childhood education in/of the countryside and teacher education for children from 0 to 6 years old: analysis in the Public Universities of The State of Bahia||Educación infantil en/de el campo y formación de profesores para niños de 0 a 6 años : análisis en Universidades Públicas del Estado de Bahia||Educação infantil do/no campo e a formação de professores para as crianças de 0 a 6 anos: análise nas Universidades Públicas do Estado da Bahia
- Voltar
Metadados
Descrição
This article is part of a research entitled “Early Childhood Education in/of the Countryside: from management to the organization of pedagogical work in municipal education networks located in the Southern Region of Bahia” and aims to present the analysis carried out on Early Childhood Education in/of the Countryside and the provision of teacher education for this stage and modality of basic education in the public universities of the State of Bahia. Therefore, the following question guided the study: How has been offered in public universities of Bahia the initial and continuing education for teachers that working in Early Childhood Education of the Countryside? In order to achieve the proposed objective, a methodology for surveying and analyzing information and data available on the official websites of public universities of Bahia was used. In addition, the research was based on a critical and dialectical approach, placing the object of study in a broader social, political and socioeconomic context. Based on the results obtained, it can be concluded that there are courses focused on Education of Countryside, however they do not specifically cover the teacher education for Early Childhood Education in/of Countryside.
||Este artículo forma parte de una investigación titulada “Educación Infantil en/de el Campo: de la gestión a la organización del trabajo pedagógico en redes municipales de educación ubicadas en la región Sur de Bahia” y tiene como objetivo presentar el análisis realizado sobre la Educación Infantil en/de el Campo y la provisión de formación docente para esta etapa y modalidad de educación básica en las universidades públicas de Bahia. Por lo tanto, la siguiente pregunta guió el estudio: ¿Cómo se ha ofrecido en las universidades públicas de Bahia la formación inicial y continua para profesores que actúan en Educación Infantil de el Campo? Para lograr el objetivo propuesto, se utilizó una metodología de levantamiento y análisis de informaciones y datos disponibles en los sitios web oficiales de las universidades públicas de Bahia. Además, la investigación se basó en un enfoque crítico y dialéctico, ubicando el objeto de estudio en un contexto social, político y socioeconómico más amplio. Con base en los resultados obtenidos, se puede concluir que existen cursos enfocados a la Educación Infantil de el Campo, sin embargo no contemplan específicamente la formación de docentes para la Educación Infantil en/de el Campo.
||Este artigo é um recorte de pesquisa intitulada “A Educação Infantil do/no Campo: da gestão à organização do trabalho pedagógico nas redes municipais de educação situadas na região Sul da Bahia” e tem como objetivo apresentar a análise realizada sobre a Educação Infantil do/no Campo e a oferta de formação de professores para essa etapa e modalidade da educação básica em universidades públicas da Bahia. Sendo assim, a seguinte questão norteou o estudo realizado: Como tem sido, nas universidades públicas da Bahia, a oferta de formação inicial e continuada para professores que trabalham na Educação Infantil do Campo? Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se uma metodologia de levantamento e análise de informações e dados dispostos nos sites oficiais das universidades públicas da Bahia. Além disso, a pesquisa fundamentou-se em um referencial de abordagem crítica e dialética, situando o objeto de estudo em contexto social, político e socioeconômico mais amplo. Com base nos resultados obtidos, pode-se concluir que há a oferta de cursos focados na Educação do Campo, entretanto eles não abrangem de forma específica a formação de professores que trabalham na Educação Infantil do/no Campo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Teles, Isabela Fernandes | Vieira, Emilia Peixoto
Data
14 de março de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24889 | 10.5585/eccos.n68.24889
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Isabela Fernandes Teles, Emilia Peixoto Vieira | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 68: (jan./mar. 2024); e24889 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
educação infantil | educação infantil do/no campo | formação de professores para a educação infantil do/no campo | early childhood education | early childhood education in/of the countryside | teacher education for early childhood education in/of the countryside | educación infantil | educación infantil en/de el campo | formación de docentes para la educación infantil en/de el campo
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion