-
Heritage education: pathways, conceptions and appropriation||Educação patrimonial: percursos, concepções e apropriações
- Voltar
Metadados
Descrição
In this paper, we make a journey in time, addressing the relationship between education and heritage and education and museums. The pedagogical bias follows the practices of museums and those related to heritage, although distinctions between them can be perceived. While museums deepened its educational mission in time, policies for the cultural heritage in Brazil only recently incorporated educational practices in their preservation efforts of cultural property. In this context, emerged the so-called heritage education in the context of museums and appropriated by the federal agency for the administration of Brazilian heritage and the educational institutions. The goal is to understand the appropriations and innovations related to the representations and practices concerning memory and cultural goods, whether by museums and heritage management agencies, or by programs and projects in basic education, in order to inspire that reflect and act around the theme of heritage education.||Neste texto percorremos um itinerário no tempo abordando as relações entre educação e patrimônio e educação e museus. O viés pedagógico acompanha as práticas dos museus e aquelas vinculadas ao patrimônio, embora possam ser percebidas distinções entre ambas. Enquanto os museus aprofundaram sua missão educativa no tempo, as políticas ligadas ao patrimônio, no Brasil, incorporaram apenas recentemente práticas educativas nas suas ações de preservação dos bens culturais. Nesse último contexto ganhou força a denominada educação patrimonial, surgida no âmbito dos museus e apropriada pela agência federal de gestão do patrimônio brasileiro e pelas instituições educacionais. O objetivo é compreender as apropriação e invenções relacionados às representações e às práticas concernentes à memória e aos bens culturais, seja pelos museus e órgãos de gestão do patrimônio, seja por programas e projetos na educação básica, de modo a inspirar os que refletem e atuam em torno do tema da Educação Patrimonial.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gil, Carmem Zeli de Vargas | Possamai, Zita Rosane
Data
23 de dezembro de 2014
Formato
Identificador
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Mouseion/article/view/1874 | 10.18316/1874
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Mouseion; No. 19 (2014); p. 13-26 | Revista Mouseion; n. 19 (2014); p. 13-26 | 1981-7207
Assuntos
Heritage education | Museum | School | IPHAN | Museum education | Educação Patrimonial | Museu | Escola | IPHAN | Educação em museus | Educação patrimonial
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion