Descrição
This study aims to understand the use of educational games as a teaching resource for history education through Mamulengo the Museum's collection (located in the city of Olinda - PE). We use theoretical frameworks related to teaching history, the field of heritage and museology. We discuss the educational dimension of these spaces and seek references on the use of games in schools in the field of pedagogy. We conducted a research participant observation of educational activities aimed at public school in Mamulengo Museum. Information was collected from teachers using the space and the education of the museum sector. We argue that the proposition of the games is a way to approach the school institution of Mamulengo Museum. When games are used in history lessons, it prepare the visitation and enhance the educational experience at the museum.||O presente estudo tem como objetivo a proposição de jogos educativos que utilizam o acervo do Museu do Mamulengo (localizado na Cidade de Olinda - PE) como recurso didático para o ensino de história. Para a pesquisa de campo e confecção dos jogos foram utilizados referenciais teóricos ligados ao ensino de história, ao campo do patrimônio, e da museologia, discutindo a dimensão educativa destes espaços. Também buscamos no campo da pedagogia referências sobre o do uso de jogos no meio escolar. Realizamos a observação participante, no Museu do Mamulengo, de suas ações educativas voltadas ao público escolar. Ainda foram coletadas informações junto a professores que utilizam o espaço e no setor educativo do museu. Neste estudo concluímos que a proposição dos jogos é uma forma de aproximar a instituição escolar do Museu do Mamulengo e, quando utilizados nas aulas de história, é um instrumento para preparar a visitação e com isso potencializar a experiência pedagógica que ocorre no museu.