-
Pandemic, educational reinventions and teacher malaise: a contribution from a psychoanalytical perspective||Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica
- Voltar
Metadados
Descrição
The pandemic caused by the new coronavirus imposed many adjustments and changes to the educational system and, with this, brought to educators new forms of adaptation, generating mental and physical suffering. Therefore, based on psychoanalysis, this work aims to reflect on teacher malaise and its symptoms in the face of changes in pedagogical practice during the pandemic. For this, we used theoretical research to compose the reflections presented here, since previous research have shown that malaise and its symptoms are present, to a greater or lesser extent, in the lives of educators. We conclude that, it is necessary to rethink the forms of transferential relations between student-teacher, reflect on the role of the subject-supposed-to-know and review the conditions with which Education can be practiced, expanding the teaching possibilities with regard to technologies, breaking paradigm and educational innovations of the 21st century. After the pandemic and in subsequent research, it is necessary to expand this theme.||A pandemia causada pela Covid-19 impôs ao sistema educacional muitos ajustes e alterações e, com isso, trouxe aos educadores novas formas de adaptação, gerando sofrimento mental e físico. Diante disso, a partir da psicanálise, este trabalho visa refletir sobre o mal-estar docente e seus sintomas frente às mudanças da prática pedagógica durante a pandemia. Para tanto, utilizamos a pesquisa teórica para compor as reflexões aqui apresentadas, haja vista pesquisas anteriores já terem demonstrado que o mal-estar e seus sintomas estão presentes, em maior ou menor grau, na vida de educadores. Concluímos que é necessário repensar as formas das relações transferenciais entre aluno-professor, refletir sobre o papel do sujeito-suposto-saber e rever as condições em que a Educação pode ser praticada, ampliando as possibilidades docentes concernentes às tecnologias, à quebra de paradigma e às inovações educacionais do século 21. Após a pandemia e em pesquisas posteriores é importante a ampliação dessa temática.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pachiega, Michel Douglas | Milani, Débora Raquel da Costa
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18323 | 10.5585/dialogia.n36.18323
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 36 (2020): set./dez.; 220-234 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Education | Teacher malaise | Pandemic | Psychoanalysis | Educação | Mal-estar docente | Pandemia | Psicanálise
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion