-
Portuguese language teaching with mediation of digital technologies in pandemic times||Ensino de língua portuguesa com a mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents an exploratory qualitative research whose objective is to show educational practices using Digital Technologies (DTs), seeking to understand the potential and fragilities of their use in Emergency Remote Education. For this, an experience report on the use of digital tools in the discipline of Portuguese Language is presented for three classes of 8th grade, during two quarter of Elementary School of a private school, located in the city of Caxias do Sul - RS, during a period of the COVID-19 pandemic. In this horizon, four digital tools were used: (i) Publisher; (ii) Meme Generator - imgflip; (iii) Mentimeter and (iv) Quizlet. The study revealed that DTs provide significant changes in the attitude of the teacher and the students about the processes of learning and teaching in the ERE as knowledge mediator, allowing to strengths and weaknesses, with regard to the use of technological tools adopted.||Este artigo apresenta uma pesquisa qualitativa exploratória, cujo objetivo é mostrar práticas educativas com uso de tecnologias digitais (TDs), de modo a compreender as potencialidades e as fragilidades do uso delas no Ensino Remoto Emergencial. Para isso, apresenta-se um relato de experiência sobre o uso de ferramentas digitais na disciplina de Língua Portuguesa para três turmas de 8º ano, durante dois trimestres de 2020, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede privada de ensino, situada na cidade de Caxias do Sul - RS, durante um período da pandemia de COVID-19. Neste horizonte, quatro ferramentas digitais foram utilizadas: (i) Publisher; (ii) Meme Generator- imgflip; (iii) Mentimeter e (iv) Quizlet. O estudo revelou que as TDs, enquanto mediadoras do conhecimento, apontam para mudanças significativas na postura do professor e dos alunos em relação aos processos de aprender e ensinar no ERE, tendo permitido identificar potencialidades e fragilidades, no que se refere ao uso das ferramentas tecnológicas digitais adotadas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Oliveira, Raquel Mignoni | Corrêa, Ygor
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18336 | 10.5585/dialogia.n36.18336
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 36 (2020): set./dez.; 252-268 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Education | COVID-19 | Digital Technologies | Emergency Remote Education | Educação | COVID-19 | Tecnologias Digitais | Ensino Remoto Emergencial
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion