-
POSTS NA PÁGINA DO DOM BOSCO RONDONIENSE: HISTÓRIAS ESCOLARES NO FACEBOOK||POSTERS EM LA PÁGINA DEL DOM BOSCO RONDONIENSE: HISTORIAS ESCOLARES EM EL FACEBOOK||POSTS ON THE DOM BOSCO RONDONIAN PAGE: FACEBOOK SCHOOL STORIES
- Voltar
Metadados
Descrição
The vocation of this article is to reflect on the subjects' posts in the fluent territories of the web, more specifically in the page of the Don Bosco rondonian ́s school in Facebook; in this sense, brings to the discussion the posts that circulate in a time of virtual social networks, seeking to contribute to the studies on the places of memories of schooling. Shared records, possible sources for the historiography of Education, depict memories about school time. What are the motivations of users on this virtual page? In this magnet of interaction, users play roles indicating daily actions, exposing places, relationships, school representations. In this context, it is the canvas, the ability to reveal the school memories lived in the media space, in which producers and recipients manage the language, post images, with a view to producing meaning on life in the rondonian teaching institution. Studies of Lima (1993) and Cantanhede (1950) announce that since 1933, classes with Music, Theater, cinema sessions were part of the educational actions of this educational institution. The research addresses the various topics that have arisen in the posts of the new and old students of the school: missing friends, a debate about the Cultural Heritage in Porto Velho, as well as the activities they practiced in school. I am drawn from the scholars Certeau (1982), Chartier (2002), Lévy (1999) and Sibilia (2008) to help me think that Facebook posts also represent values, daily activities and educational practices that allow knowledge beyond historiographic studies.
||
A vocação deste artigo é a de refletir sobre as postagens dos sujeitos nos territórios fluidos da web, mais especificamente na página do Colégio Dom Bosco rondoniense no Facebook; nessa acepção, traz para a discussão os posts que circulam num tempo de redes sociais virtuais, buscando contribuir para os estudos sobre os lugares de memórias da escolarização. Os registros compartilhados, possíveis fontes para a historiografia da Educação, exibem as memórias sobre o tempo escolar. Quais as motivações dos usuários nessa página virtual? Nesse ímã de interação, os usuários desempenham papéis indicadores das ações cotidianas, expondo os lugares, as relações, as representações escolares. Nesse contexto, cabe à tela, a capacidade de revelar as memórias escolares vividas no espaço midiático, na quais, os produtores e receptores manejam a linguagem, postam imagens, com vistas à produção de sentidos sobre a vida na instituição de ensino rondoniense. Estudos de Lima (1993) e Cantanhede (1950) anunciam que desde 1933, as aulas com Música, Teatro, sessões de cinema faziam parte das ações educativas dessa instituição de ensino. A pesquisa aborda os variados temas surgidos nas postagens dos novos e antigos estudantes do educandário: saudades dos amigos, debate sobre o Patrimônio cultural em Porto Velho, assim como as atividades que praticaram na escola. Valho-me dos estudiosos Certeau (1982), Chartier (2002), Lévy (1999) e Sibilia (2008) para me ajudar a pensar que as postagens na rede social do Facebook também representam valores, atividades cotidianas e práticas educativas que permitem o conhecimento institucional para além dos estudos historiográficos.
||
La vocación de este artículo es la de reflexionar sobre las posturas de los sujetos en los territorios fluidos de la web, más específicamente en la página del Colegio Don Bosco rondoniense en Facebook; en esta acepción, trae para la discusión los posts que circulan en un tiempo de redes sociales virtuales, buscando contribuir a los estudios sobre los lugares de memorias de la escolarización. Los registros compartidos, posibles fuentes para la historiografía de la Educación, exhiben las memorias sobre el tiempo escolar. ¿Cuáles son las motivaciones de los usuarios en esta página virtual? En este imán de interacción, los usuarios desempeñan papeles indicadores de las acciones cotidianas, exponiendo los lugares, las relaciones, las representaciones escolares. En este contexto, cabe a la pantalla, la capacidad de revelar las memorias escolares vividas en el espacio mediático, en la que los productores y receptores manejan el lenguaje, ponen imágenes, con vistas a la producción de sentidos sobre la vida en la institución de enseñanza rondoniense. Los estudios de Lima (1993) y Cantanhede (1950) anuncian que desde 1933, las clases con Música, Teatro, sesiones de cine formaban parte de las acciones educativas de esa institución de enseñanza. La investigación aborda los variados temas surgidos en las posturas de los nuevos y antiguos estudiantes del educandario: nostalgia de los amigos, debate sobre el Patrimonio cultural en Porto Velho, así como las actividades que practicaron en la escuela. En el caso de las mujeres, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, institucional más allá de los estudios historiográficos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Simões, Robson Fonseca
Data
1 de janeiro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5997 | 10.22481/praxisedu.v16i38.5997
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 199-218 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 199-218 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar); 199-218 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
História da educação | Página do facebook | Redes sociais virtuais | Historia de la educación | Página de facebook | Redes sociales virtuales | History of education | Facebook page | Virtual social networks
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion