-
Teaching work through the supervised internship report textual genre : a look at the elements that constitutes teaching|| El trabajo docente a través del género textual informe de práctica supervisada: una mirada a los elementos que constituyen la docencia||O trabalho docente por meio do gênero textual relatório de estágio supervisionado: um olhar sobre os elementos que constituem a docência
- Voltar
Metadados
Descrição
The aim of this article is to investigate how the constituent elements of teaching work (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 2009; CLOT, 2006; MACHADO, 2007; 2009) are represented in internship reports. Based on the theoretical and methodological assumptions of Work Sciences (French Ergonomics and Activity Clinic), this study consists of an exploratory research, of a qualitative nature, carried out from the analysis of five internship reports, produced at the end of the discipline of Supervised Internship II, allocated in the 7th period of the English Language Course, distance learning modality, offered by the Universidade Aberta do Brasil, in partnership with a public university that offers this course both in Paraíba and Bahia states. We adopted, as a category of analysis, the elements that constitute the teaching work. The analysis revealed that the prescriptions, collectives, tools and tasks are represented in these narratives in the form of self-reflections on the teaching practice of beginning teachers.
||El objetivo de este artículo es investigar cómo los elementos constitutivos del trabajo docente (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 2009; CLOT, 2006; MACHADO, 2007; 2009) están representados en los informes de prácticas. Basado en los presupuestos teóricos y metodológicos de las Ciencias del Trabajo (Clínica Francesa de Ergonomía y Actividad), este estudio consiste en una investigación exploratoria, de naturaleza cualitativa, realizada a partir del análisis de cinco informes de prácticas, producidos al final de la disciplina de Supervisado Pasantía II, asignada en el 7º período del curso de Literatura Inglesa, modalidad a distancia, ofrecido por la Universidade Aberta do Brasil, en asociación con una universidad pública que ofrece este curso tanto en Paraíba como en Bahía. Adoptamos, como categoría de análisis, los elementos que constituyen el trabajo docente. El análisis reveló que las prescripciones, los colectivos, las herramientas y las tareas están representadas en estas narrativas en forma de autorreflexiones sobre la práctica docente de los profesores principiantes.
||O objetivo deste artigo é investigar de que maneira os elementos constituintes do trabalho docente (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 2009; CLOT, 2006; MACHADO, 2007; 2009) estão representados em relatórios de estágio. Fundamentados os pressupostos teóricos e metodológicos das Ciências do Trabalho (Ergonomia de linha francesa e Clínica da Atividade), este estudo consiste em uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, realizada a partir da análise de cinco relatórios de estágio, produzidos ao final da disciplina de Estágio Supervisionado II, alocada no 7º período do curso de Letras Língua Inglesa, modalidade de ensino a distância, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil, em parceria com uma universidade pública que oferta este curso tanto na Paraíba como na Bahia. Adotamos, como categoria de análise, os elementos que constituem o trabalho docente. A análise revelou que as prescrições, os coletivos, as ferramentas e as tarefas estão representadas nessas narrativas em forma de autorreflexões sobre a prática docente dos professores iniciantes.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Denilson Cícero Farias de | Dias , Sandra Maria Araújo | Osias, Juliene Paiva de Araújo
Data
14 de junho de 2024
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24495 | 10.5585/eccos.n69.24495
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2024 Denilson Cícero Farias de Lima, Sandra Maria Araújo Dias , Juliene Paiva de Araújo Osias | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 69: Dossiê 69 - Educação e Literatura; e24495 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Ciências do trabalho | Relatórios de estágio | Trabalho docente | internship report | teaching work | work sciences | ciencias del Trabajo | informe de prácticas | trabajo docente
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion