-
||Um diálogo entre epistemologia, educação e pedagogia teatral
- Voltar
Metadados
Descrição
To transmit? To freed? To provocate? This paper approaches three epistemological theories (linked to the questions of the first phrase) and their relations with theories in the area of education and, more specifically, with Drama teaching. Each epistemological assumption is going to be accompanied by its own pedagogical extension, creating “pairs” between theories that are, in synthesis, empiricism/directive pedagogy, innatism/non-directive pedagogy, and constructivism/constructivist pedagogy. The text helps us to comprehend the relations between those theories and Drama teaching, as well as their adequacies and inadequacies. The work also presents criticism to empiricist and innatist approaches, as well as the pedagogies related to them, defending the adoption of a constructivist approach as a basis for the practices of Drama teachers. The research involves a literature review and has the foundation offered by authors of Epistemology, Education and Drama Pedagogy.||Transmitir? Libertar? Provocar? Esse trabalho vislumbra relacionar três correntes epistemológicas (ligadas aos questionamentos da frase anterior) com suas derivações dentro da educação e, mais especificamente, com o ensino do Teatro. Cada pressuposto epistemológico será acompanhado dos seus respectivos desdobramentos pedagógicos, formando “pares” entre teorias que, em síntese, serão empirismo/pedagogia diretiva, inatismo/pedagogia não-diretiva, e construtivismo/pedagogia construtivista. O texto nos ajuda a compreender as possibilidades de relação dessas teorias com o ensino de Teatro, bem como suas adequações ou inadequações. O trabalho ainda tece críticas aos paradigmas empirista e inatista, bem como às pedagogias a eles relacionadas, defendendo a adoção de uma perspectiva construtivista como embasamento para a prática do professor de Teatro. A pesquisa se trata de uma revisão de literatura e conta com a fundamentação oferecida por autores da Epistemologia, da Educação e da Pedagogia Teatral.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Moura, Fábio | Caregnato, Caroline
Data
31 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/41614 | 10.14393/OUV-v15n2a2019-41614
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 ouvirOUver
Fonte
ouvirOUver; v. 15 n. 2 (2019): Dossiê Embrenhar a cena entre corpos, poéticas, políticas; 482-496 | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
Correntes epistemológicas | Concepões pedagógicas | Pedagogia teatral
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion